domingo, 29 de março de 2009

Acessibilidade? Que bicho é esse?

Safadões e Safadonas/Tchucos e Tchucas,

Faz algum tempo que sinto vontade de estudar/postar algo sobre acessibilidade na web. Hoje dei uma pequena lida em alguns artigos e vi a carência de sites que utilizam este recurso e como nós webdesigners e webmasters podemos ajudar nesta batalha. Decidi compartilhar algumas descobertas minha com vocês.

PRIMEIRO: O que é essa tal de acessibilidade?
Segundo nosso velho amigo Aurélio: qualidade de ser acessível; facilidade na aproximação, no trato ou na obtenção. Para o site Internativa, é garantir que seu trabalho esteja disponível e acessível via web a qualquer hora, local, ambiente, dispositivo de acesso e por QUALQUER tipo de USUÁRIO/VISITANTE. 

SEGUNDO: A acessibilidade é LEI! Acessibilidade na web TAMBÉM!
A lei foi decretada no dia 2 de dezembro de 2004 por nosso presidente Luis Inácio Lula da Silva. O artigo 47 trata exclusivamante da acessebilidade na internet. A lei é silente para deficientes motores, auditovos, visuais e mentais e não há mencionado NADA sobre acessibilidade em dispositivos e plataformas. Os portais e sites teriam 12 meses para adequear as novas regras ou seja até o final de 2005, se você analisar os websites verá que poucos estão conforme a lei.

TERCEIRO: Qual custo com a acessibilidade?
Muito baixo comparado ao prejuízo que sua falta pode te causar, temos que pensar também que isso é um investimento que bem aplicado poderá trazer retorno rápido. E você criador de sites pode começar agora legalizar seu site. Um adica muito simples? Explique o significado da imagem postada. 

"img src= produtos.gif" //sem acessibilidade
"img src= produtos.gif alt=produtos comercializados" //com acessibilidade

Sim, isso não ocupa muito meu tempo mas ajudaria em que?

Assim as páginas são validadas pelos "ledores de tela" como: Jaws e os brazucas: Virtual Vision e DOS/VOX, este último é Software Livre.


QUARTO: Existe curso para webdesigners e webmaster quando acessibilidade?
Sim, o site Acesso Digital está oferecendo cursos no eixo Rio e São Paulo. (Assim que tiver um tempinho corro e faço meu curso também). 


Gostou do tema? Segue um vídeo, links e algumas empresas que aderiram a acessibilidade.

Links:


Empresas:


Vídeo:


$escutando=_Tentaram['Tihuana'];
$lendo=_MeuFilhoChe['Ernesto Guevara Lynch'] => num acaba NUNCA³³³³³
$recomendo=_Tihuana['AlbumAquiOuEmQualquerLugar']


 doce meninos minitos,
inté amanhã!
Boa Segunda!



Nenhum comentário: